quarta-feira, 28 de abril de 2010

Apresentação

APRESENTAÇÃO

O Grupo de Pesquisa Mente, Realidade, Conhecimento (CNPq) é composto por professores, pesquisadores e estudantes de diferentes universidades federais, entre elas a UFBA, UFRB, UNIFESP, UFPR, UnB, UFPB e UFSM, com o objetivo de investigar temas e problemas no campo da Filosofia da Mente, Filosofia da Linguagem e Epistemologia num diálogo interdisciplinar entre Filosofia, Ciências Sociais, Psicologia e Ensino de Ciências.
O trabalho dos pesquisadores e estudantes vinculados ao Grupo não se identifica com o estudo exegético de autores ou obras, mas, noutro caminho, busca compreender certos problemas e oferecer bons argumentos que possam esclarecer os mesmos. Entre os problemas centrais dos quais se ocupam os pesquisadores estão: É possível uma justificação racional do conhecimento? Qual o lugar que a mente ocupa num mundo determinado por leis naturais? Qual a relação entre pensamento e linguagem?
Obviamente que esse trabalho deve estar baseado numa sólida formação cultural e filosófica, numa compreensão rigorosa da tradição intelectual científica e filosófica. Porém, seu objetivo não é a exegese dos textos clássicos.
O que motiva a existência do Grupo é, em primeiro lugar, a promoção de um ambiente acadêmico fundado na busca de melhores e mais claros argumentos, no debate aberto e indeterminado, na interlocução, na crítica severa e respeitosa.
Este I Seminário Investigações Filosóficas: Mente, Realidade, Conhecimento inicia o calendário de atividades abertas do Grupo e marca o começo de uma cooperação acadêmica entre Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFBA e o Núcleo de Pesquisa e Extensão Filosófica (NUPEF) do CFP/UFRB.
O NUPEF foi criado em 2009 pelos professores do Colegiado do Curso de Filosofia do Centro de Formação de Professores da UFRB. O Núcleo conta com a participação de especialistas das áreas de filosofia, educação e ciências. O objetivo do núcleo é contribuir com investigações interdisciplinares que têm como foco os aspectos epistemológicos, éticos e políticos do saber e da formação humana. Visa também contribuir com reflexões sobre o ensino de filosofia e formação de docentes na região do Recôncavo da Bahia e Vale do Jiquiriçá. A linha de pesquisa Epistemologia busca problematizar a fundamentação teórico-filosófica da matemática e das ciências naturais, das Ciências Sociais e Históricas, e levar em conta os diversos métodos de fundamentação, tais como o Lógico-Formal (Analítico), o Fenomenológico, o Hermenêutico e o Dialético. Tal preocupação implica não somente numa crítica filosófica contemporânea da ciência, mas também a crítica da própria noção de racionalidade e verdade, o que, por sua vez, implica diretamente em questões relativas ao ensino e aprendizado de conceitos e procedimentos científicos em sociedades multiculturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário